Confira nossas dicas para um ambiente bonito e confortável para seu animalzinho
A última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2013), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que o número de animais de estimação nos lares brasileiros ultrapassou o número de crianças (até 14 anos) por domicílio: a população de cachorros era de 52,2 milhões, enquanto a de crianças, 44,9 milhões. Em torno de 45% dos lares têm ao menos um cão e quase 20% um gato, no mínimo. São números bastante expressivos para não pensarmos neles ao projetar um condomínio, planejar uma reforma ou decoração.
E, além do aumento no número de pets em casas e apartamentos, a maneira como são tratados também mudou muito na última década, e agora eles não ficam mais restritos ao quintal e áreas externas, hoje os bichinhos são criados como membros da família e costumam ter acesso irrestrito aos cômodos e móveis, inclusive cozinha e área íntima. Por isso, é fundamental pensar nesses pequenos companheiros na hora de planejar os móveis e a decoração do seu apartamento!
# Telas de proteção
Itens de primeira necessidade para apartamentos com crianças, as redes de proteção para janelas e escadas são importantes para garantir a segurança dos pets, principalmente gatos. Modelos próprios para animais, mais resistentes a unhadas e mordidas, podem ser facilmente encontrados.
# Tinta lavável
Para as paredes não ficarem marcadas com as patinhas brincalhonas dos peludos, opte por tinta acrílica lavável, que são muito práticas e podem ser limpas com pano úmido.
# Plantas
As plantas são ótimas para decorar e para deixar os ambientes mais frescos e coloridos, porém, é preciso ter cuidado, pois algumas são altamente tóxicas e podem envenenar seu animalzinho. Evite comigo-ninguém-pode, antúrio, copo de leite, flor-de-natal, azaleia, avenca, espirradeira, espada de são jorge, fumo-bravo, lírio e violeta. Leia mais sobre plantas ornamentais!
# Tecidos “antiarranhão”
Gatos têm uma atração irresistível por sofás, poltronas e outros estofados. Os bichanos arranham por instinto, para soltar unhas velhas, mas isso não é mais um problema para seus móveis: opte por suede, ultrasuede ou aquablock (que também é impermeável), sarja e brim também são pouco atrativos aos gatos.
# Espaço de alimentação, higiene e sossego
Tanto cães quanto gatos não gostam de se alimentarem onde fazem as necessidades – afinal, ninguém janta no banheiro, não é mesmo!?
Deixe os potes de água e ração longe do tapete higiênico ou da caixa de areia (aliás, há muitos modelos de caixas de areia fechadas, que evitam sujeira e que o odor se espalhe pela casa). A cama do pet deve ficar em um lugar sossegado, evite corredores e áreas de serviço.
# Móveis especiais
Atualmente, é fácil encontrar móveis funcionais, com design atrativo para compor os ambientes, garantindo beleza e espaço para o descanso ou as brincadeiras dos bichinhos. Aposte em mesas com nichos, prateleiras com escadas e arranhadores!
E, mais importante que preparar o espaço para receber um animal de estimação, é importante saber que cães vivem em média 13 anos e gatos costumam passar dos 15. Ou seja, você terá compromisso e responsabilidade por muitos anos, mas também terá a alegria e o amor desses bichinhos todos os dias!
0 comentários:
Postar um comentário