Dicas infalíveis para melhorar seu ambiente
Qualquer material pode se tornar um revestimento para sala: existem projetos com esponjas de maquiagem, caixas de ovos e até folhas de livros. Veja o tema e os tipos mais indicados para o seu gosto.
Qual o melhor revestimento para sala?
Se você gosta de uma decoração mais tradicional, ou se prefere um visual mais moderno e descolado, não importa: separamos revestimentos para todos os gostos e possibilidades. Confira:
1. Revestimento cerâmico
O revestimento cerâmico é mais utilizado em ambientes que têm tapetes, pois é mais frio e neutro.
Para o chão da sala, sugere os seguintes tipos:
1) o porcelanato que imita mármore; 2) o porcelanato liso, que é o mais comum e costumava ser caro, mas hoje está com um preço acessível; 3) o ladrilho hidráulico artesanal, que, embora seja mais utilizado em áreas molhadas, também pode dar um toque rústico e de imperfeição ao chão.
Para a parede, o profissional cita as grandes lastras, que ajudam a diminuir a visibilidade dos rejuntes. Por fim, destaque ao revestimento cerâmico amadeirado, que, mesmo frio, traz um toque acolhedor à sala, devido ao apelo visual da madeira.
2. Revestimento de cimento queimado
O revestimento de cimento queimado é frio como o cerâmico, e dá para usar na parede, no chão e até mesmo no teto. Hoje, as marcas fornecem texturas de cimento queimado com cores diferentes, então você não precisa se apegar apenas ao cinza.
3. Revestimento em MDF
Indica-se o MDF para uso no teto e na parede. No teto, o material entra como substituto do forro de gesso, transforma o ambiente quando aparece no estilo amadeirado.
MDFs para sala:
1) o ripado, que é mais moderno e possui diversas texturas; 2) o liso, usado para esconder quadros de luz ou pontos de ar condicionado; 3) o MDF que imita pedras, que é mais barato que o porcelanato e possui tecnologias avançadas – que trazem, inclusive, o alto-relevo e a profundidade do mármore.
4. Revestimento 3D
Esse revestimento é mais indicado para salas comerciais e para quem deseja um projeto com impacto visual grande.
1) as formas orgânicas e abstratas; 2) boiseries, frisos de gesso ou madeira para a parede, que, se utilizadas corretamente, podem trazer apelo moderno; 3) o sextavado, em formato hexagonal e com várias espessuras.
5. Revestimento vinílico x laminado
O vinílico é como um adesivo, mas precisa ser aplicado com cola, e o laminado é uma placa de compensado. Esses são revestimentos para chão, mas que podem ser instalado na parede também. São mais utilizados em locais sem tapetes, como uma sala de jantar, por exemplo.
No chão, os materiais trazem uma sensação mais quente e, na maioria das vezes, imitam a madeira. Para a sala, os tipos indicados pelo profissional são de paginação comum, de paginação escama de peixe ou de transição do vinílico para o cerâmico sextavado.
6. Revestimento de metal
Dependendo do metal, a sala fica com ares mais industriais. Porém, é importante lembrar que o metal é um revestimento frio, só utilizado na parede ou no teto. Aqui, ele recomenda as placas de metal tipo aço corten, que ficam lindas em sala de estar, e as malhas de metal, mais utilizadas em salas comerciais.
E aí, conseguiu entender como utilizar cada tipo de revestimento? Escolha o que mais se adequa ao estilo da sua sala e, se possível, conte com a ajuda de um profissional de arquitetura.
0 comentários:
Postar um comentário